Translate

terça-feira, 5 de julho de 2016

Bom dia: reflita na importância que tem um (a) Professor (a)

Bom dia professores, vocês são mais que especiais...
Vocês são a nascente de um amanhã...
Que Deus lhes de força para prosseguir, nessa abençoada missão.


Se daqui a 10 anos não tivermos mais médicos,
Não teremos mais saúde...
Se daqui a 10 anos não tivermos mais engenheiros,
Não teremos mais construções...
Se daqui a 10 anos não tivermos mais advogados,
Não termos mais justiça...
Se daqui a 10 anos não tivermos mais professores,
Não teremos mais: médicos, nem engenheiros, nem advogados...
Não teremos mais nada!


If in 10 years we do not have more doctors,
We will not have health ...
If in 10 years we do not have more engineers,
We will not have buildings ...
If in 10 years we do not have more lawyers,
We do not have more justice ...
If in 10 years we do not have more teachers,
We will not have doctors, or engineers, or lawyers ...
We will not have anything!


Minha experiência de vida: aos 9 anos por ter que mudar sempre de cidade e escolas, por conta de problemas familiares como emprego do meu pai, casa etc...
Não era fácil para mim adaptar-me e também o aprendizado acabava por ser prejudicado, além disso nessa época o currículo escolar mudava de escola para escola...Enfim, em uma dessas mudanças fui para uma escola que nunca havia sequer passado perto dela, eu era de uma cidadezinha próxima.
No primeiro dia de aula, a professora me recebeu, com um grito e tacando-me o apagador, Por eu ter demorado a perceber que ela falava comigo. Eu era tímida e não conhecia ninguém. Então após essa recepção ela disse assim:
 _ Ei você,  venha resolver esse problema na lousa.
Meu Deus o chão sumiu, eu me apavorei, pois eu não tinha aprendido a fazer aquelas contas e sabia que se errasse iria apanhar, então paralisei. Ela em fúria me pegou pelo cabelo me levou atá a lousa e disse faz; e eu soluçava não sei fazer. Então novamente pegou meu cabelo e esfregou meu rosto na lousa até chegar atrás da porta e disse você vai ficar ai até aprender a fazer o que eu mando. Bem eu só tinha medo e vergonha, me sentia destruída, só queria fugir dali. Então o sinal bateu, porém em minha mente mesmo naquele turbilhão eu me lembrava da minha doce professora da escola anterior. Me lembrei que na despedida da escola ela me disse onde morava e era perto daquela escola. Então sai dali correndo até onde ela falou e a chamei em prantos. Disse a ela não vou estudar mais, porque senão vou apanhar todos os dias, eu não sei fazer aquelas contas a senhora ainda não me ensinou e se eu falar pra minha mãe que apanhei ela não vai entender e vai me bater também. Graças a isso essa minha professora "mãe" me mandou sentar e esperá-la, nunca soube o que aconteceu na escola só sei que ela veio com minha transferência e me disse você vai estudar sim. Vou agora na sua casa falar com sua mãe e você irá todos os dias comigo e voltará. E assim continuei com essa maravilha de pessoa que me ensinou acima de tudo o que é ser um verdadeiro professor, me fazendo não só continuar a estudar, mas me preparando para ser como ela. Hoje sou professora e amo minha profissão e tento passar esse amor que recebi aos meus alunos.


Nenhum comentário: